Seu bebê:
Se você respondeu “SIM” para qualquer desses pontos, seu pequeno está sofrendo do “Efeito Vulcânico”.
Não são necessários todos os pontos acima ocorrendo ao mesmo tempo: basta ter 1 deles pra que haja indício de que este seja o problema do seu filho.
Mas calma, isso tem solução!
Fique aqui que vou te ajudar, assim como já ajudei mais de 10.000 mães que viveram situações como essa e que já estavam sem esperanças.
Sou defensora de se ajustar o sono dos pequenos de forma gradual, respeitosa e gentil, sem focar em “treinamentos de sono”.
Uma das mães que sofria com o Efeito Vulcânico é a Graziele Teixeira, que é pediatra e mãe do Arthur.
Quando seu pequeno tinha 2 meses, ele chorava muito pra dormir, tanto nas sonecas quanto à noite, mesmo estando com muito sono. O momento de dormir era um trauma pra ela e pro marido.
Nada do que ela tentasse para ajudar seu pequeno a dormir, funcionava…
Ela, sendo pediatra, sabia da importância do sono e entendia que havia algo errado pro seu bebê não dormir e, por mais que essa seja uma queixa comum das mães, não é normal um bebê lutar contra o sono. Porque ser comum não significa ser normal!
Depois que ela conheceu o método CICLO POSITIVO DO SONO, o pequeno Arthur começou a dormir tranquilamente e, aos 4 meses, ele já estava fazendo 11h de sono noturno contínuos, de forma natural, sem treinamento de sono.
VEJA O QUE A GRAZIELE CONTA:
O que a Graziele e outras milhares de mães fizeram para conseguir que seus filhos parassem de lutar contra o sono e tivessem boas noites de sono, foi implementar o meu método:
Quando a mãe sabe como entrar no CICLO POSITIVO DO SONO, todos os elementos necessários para o bom sono ficam em equilíbrio, o bebê para de chorar e de lutar pra dormir, e as boas noites de sono vêm como consequência, porque ele não sofre mais com o Efeito Vulcânico.
Com as informações que compartilharei com você aqui abaixo, quero que você PARE DE TENTAR DE TUDO!
Entenda o EFEITO VULCÂNICO:
É muito comum as mães acreditarem que o fato de se ter uma rotina seja suficiente, porém, CUIDADO: ter uma rotina para o bebê é diferente de ter uma rotina que seja adequada para a faixa etária dele!
Veja o que acontece com o bebê:
Quando a criança não tem uma rotina adaptada para as necessidades exatas da sua faixa etária e para a sua individualidade, ela não tem seu ritmo fisiológico respeitado. Isso quer dizer que ela acaba recebendo estimulação além do que aguenta e que não descansa o quanto precisa.
E, a falta de descanso apropriado faz com que seu corpinho libere cortisol em excesso.
Isto ocorre porque o cortisol, hormônio da vigília e do estresse, é liberado em quantidades maiores quando a pressão do sono se instala e o descanso não ocorre. O cortisol antagoniza os efeitos da serotonina e da melatonina, substâncias responsáveis pelo relaxamento e pelo sono, então, a criança com excesso de cortisol no organismo não consegue relaxar suficientemente para adormecer e para se manter dormindo por períodos mais longos de tempo, pois esse hormônio mantém o corpo estressado e em alerta.
Sem o descanso necessário, a pressão do sono continua se acumulando no organismo, crescendo e se intensificando como um vulcão, até que a criança fique exausta e incapaz de parar a “explosão”.
O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir, com uma criança exausta, ranzinza, que não consegue adormecer, não importando o quão cansada esteja!
Em bebês pequenos, a manifestação é dada por um choro forte e inconsolável, principalmente no final do dia, que faz os pais e pediatras acreditarem que seus pequenos estão com dor, por isso usa-se o termo “cólica”. E, em crianças pequenas, percebemos que elas ficam ELÉTRICAS e irritadas quando todo esse processo se instala.
Isso é o Efeito Vulcânico!
Os efeitos desse processo podem também se propagar pelo sono noturno, com o bebê apresentando inúmeros despertares durante a noite e acordando muito cedo pela manhã.
Com isso, a criança entra num “ciclo negativo do sono”, pois o cansaço excessivo do dia reflete no sono noturno e o sono noturno ruim atrapalha toda a rotina diurna no dia seguinte.
Para reverter este quadro, temos que ajudá-la a entrar no CICLO POSITIVO DO SONO.
Quando a criança tem a rotina bem ajustada para as necessidades próprias da sua faixa etária, o seu comportamento e o seu sono mudam!
Veja o que acontece com a maioria dos bebês e muito provavelmente com o seu também:
Para reverter este quadro, temos que ajudar a criança a entrar no CICLO POSITIVO DO SONO.
Uma vez que ela entra nesse ciclo, ela não sofre mais com a pressão excessiva do sono e para de lutar contra ele. É realmente transformador, e o momento de colocar para dormir para de ser traumático e começa a ser gostoso, como deve ser.
O erro de muitas famílias é que elas não sabem como fazer esses ajustes, pois nenhum lugar mostra de forma completa e detalhada tudo o que precisa ser ajustado na rotina da criança para evitar que o cansaço se acumule, e o passo a passo correto pra isso.
A rotina da criança precisa ser administrada e ajustada diariamente, e é esse equilíbrio que ensino para as minhas clientes.
Sem ajustar a rotina em todos os seus ângulos, não adianta querer ter boas noites de sono, pois o dia da criança tem reflexo 100% na noite dela. Bebês não são robôs, não seguem tabelas, então não adianta seguir horários fixos, pois ROTINA NÃO É SEGUIR O RELÓGIO!
Minhas clientes aprendem a administrar a rotina de acordo com o nível de cansaço do bebê, a flexibilizar os horários de acordo com os acontecimentos diários e a terem um olhar minucioso para cada elemento que contribui pra que a rotina seja equilibrada.
Isso faz TODA a diferença para o bebê dormir sem chorar e a noite toda.
No meu método, chamo essa etapa de “COMPASSO DA ROTINA”. Sem colocar a rotina do bebê dentro do ritmo certo, nada do que você fizer o fará dormir tranquilamente. O método é composto por 4 etapas e, o “COMPASSO DA ROTINA”, é o primeiro deles.
Uma vez o cansaço tendo sido vencido na 1ª etapa do processo, seu bebê estará dormindo muito melhor e você conseguirá avançar para as demais etapas: “PÁGINA EM BRANCO” (etapa 2) e “ENSINANDO A SONHAR” (etapa 3), sem precisar deixar seu pequeno chorando, mas sim conduzindo todo o processo com muito amor, respeito e acolhimento.
Veja abaixo alguns das centenas de depoimentos que recebo de mães que não sabiam como acabar com o “ciclo negativo do sono” causado pelo efeito vulcânico e que conseguiram, com a minha ajuda, entrar no
CICLO POSITIVO DO SONO:
A partir de quando posso inserir meu filho no CICLO POSITIVO DO SONO?
Desde o 1º dia de vida o bebê já pode ser inserido no CICLO POSITIVO DO SONO pra que seu sono se regularize naturalmente. Porém, se você não teve a oportunidade de fazer isso antes, não se culpe! Em QUALQUER IDADE é possível ajustar o sono com o meu método. Não existe idade mínima ou máxima, ele é EFICAZ sempre e você pode fazer isso a partir de HOJE!
Tenho certeza que, a partir de agora, sabendo dessas informações, você não acreditará mais que seu filho luta contra o sono porque ele não gosta de dormir, ou por conta do nascimento dos dentes, picos/saltos de desenvolvimento ou outros mitos relacionados ao sono infantil. Dormir é necessário em qualquer idade.
QUER AJUDAR O SEU BEBÊ A TER BOAS NOITES DE SONO DE FORMA GENTIL?
Apresentação: Eu sou a Luciana, mãe do Matheus e do Vini. O Math é uma criança de temperamento fácil, que nunca me deu problema pra dormir, já o Vini é ligado no 220V e, crianças assim, dão muuuuito mais trabalho pra dormir, pois elas não “desconectam” facilmente do ambiente, tudo vira estímulo, e eu penei demaaaais com o sono dele nos primeiros meses de vida!
Minha paixão pela área do sono infantil nasceu após eu contratar uma consultora pra me ajudar a ajustar as sonecas do vini.
Fiz minhas 2 especializações em sono infantil nos EUA – IPHI e FWII – e sou também Educadora Parental, com formação na Europa.
Nos últimos anos, já ajudei mais de 10.000 famílias a recuperarem a qualidade de vida por meio do sono saudável, e posso ajudar a sua também, CLIQUE NO BOTÃO ACIMA e me chame no Whatsapp para saber mais!
2023 – Ensinando a Sonhar.
Todos os direitos reservados.