Luciana - Ensinando a Sonhar

Aprenda como ajustar o sono do bebê que acorda muito à noite

O seu bebê tem dificuldade pra dormir, acorda gritando e chorando várias vezes à noite e só aceita o colo ou peito como forma de acalento? Então fique aqui que eu vou te ajudar, assim como já ajudei mais de 10.000 mães que viveram situações como essa e que já estavam sem esperanças.

Uma delas é a Jenifer, mãe do Enzo, de 18 meses. Quando ele estava com 6 meses, a Jenifer e seu marido já estavam desesperados por ajuda. Inicialmente ela buscou ajuda com o seu pediatra, mas ele disse que era “normal, bebês não dormem mesmo”. A Jenifer não aceitou aquilo como resposta, pois via que sua família toda estava sofrendo, foi em busca de ajuda e recebeu indicação do meu trabalho. Veja o vídeo no qual ela conta a sua história e o quê ela fez pra ajudar o pequeno Enzo a dormir por 12 horas contínuas de forma natural:

Assim como o Enzo, 99,9% dos bebês e crianças pequenas não dormem bem porque sua rotina, ritmo e hábitos estão fora de compasso.

Costumo comparar o sono com um grande quebra-cabeças, onde cada pecinha que o influencia precisa estar no seu devido lugar pra que ele seja tranquilo e contínuo.

Quando a família sabe como entrar no CICLO POSITIVO DO SONO, todos os elementos desse “quebra-cabeças” que é o sono, ficam em equilíbrio e as boas noites são consequência.

Sem entender qual é a pecinha do quebra-cabeças do sono do seu bebê que está “fora do lugar”, você ficará dando “murro em ponta de faca” e continuará se frustrando.


Então, com a informação que compartilharei com você aqui abaixo, quero que você PARE DE TENTAR DE TUDO!


Entenda os 3 fatores que fazem o bebê acordar várias vezes durante a noite:

Fator #1: Rotina diurna desequilibrada

É muito comum as mães acreditarem que o fato de se ter uma rotina seja suficiente, porém, CUIDADO: ter uma rotina para o bebê é diferente de ter uma rotina que seja adequada para a faixa etária dele!

Tenho certeza que você já viu isto acontecer com seu filho: quando a criança não tem uma rotina adaptada para as necessidades exatas da sua faixa etária, ela não tem seu ritmo fisiológico respeitado e, com isso, ela acumula cansaço em excesso. Ou seja, como ela não conseguiu energia por meio do descanso, seu corpinho libera cortisol em excesso. Isto ocorre porque o cortisol, hormônio da vigília e do estresse, é liberado em quantidades maiores quando a pressão do sono se instala e o descanso não ocorre. Ou seja, quanto mais tempo acordada, mais cortisol em seu organismo, mais choro de irritação (que libera ainda mais cortisol) e mais dificuldade em adormecer. Isto explica o porquê do bebê “lutar contra o sono” e despertar inúmeras vezes na madrugada chorando fortemente. O nome científico para este fenômeno é “pressão de sono homeostática”, mais conhecido como “efeito vulcânico”.


Isso é tão claro como assistir um vulcão entrar em erupção. Sem o descanso necessário, a pressão do sono continua se acumulando no organismo até o final do dia, crescendo e se intensificando como um vulcão, até que a criança fique exausta, ELÉTRICA e incapaz de parar a “explosão”. O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir, com uma criança exausta, ranzinza, que não consegue adormecer, não importando o quão cansada esteja!

Com isso, a criança entra num “ciclo negativo do sono”, pois o cansaço do dia reflete no sono noturno e o sono noturno ruim atrapalha toda a rotina diurna no dia seguinte. Para reverter este quadro, temos que ajudá-la a entrar no CICLO POSITIVO DO SONO.

Quando a criança tem a rotina bem ajustada para as necessidades próprias da sua faixa etária, o seu comportamento e o seu sono mudam!

Veja o que esta mãe escreveu:

O erro de muitas famílias é que elas não sabem como fazer esses ajustes, porque nenhum lugar mostra de forma detalhada tudo o que precisa ser ajustado na rotina da criança pra evitar que o cansaço se acumule.

Sem ajustar a rotina em todos os seus ângulos, não adianta querer ter boas noites de sono, pois o dia da criança tem reflexo 100% na noite. Bebês não são robôs, não seguem tabelas, então não adianta seguir horários fixos, pois ROTINA NÃO É SEGUIR O RELÓGIO!


Assim como a Jenifer, minhas clientes aprendem a administrar a rotina de acordo com o nível de cansaço do bebê, a flexibilizar os horários de acordo com os acontecimentos diários e a terem um olhar minucioso para cada elemento da rotina que contribui pra que ela seja equilibrada. Isso faz TODA a diferença para o bebê dormir a noite toda.


Uma vez que a criança entra no CICLO POSITIVO DO SONO, ela não sofre mais com a pressão excessiva do sono e para de lutar contra o sono. É realmente transformador!


No meu método, chamo esta etapa de “COMPASSO DA ROTINA”.


Veja abaixo alguns das centenas de depoimentos que já recebi de mães que não sabiam como acabar com o “ciclo negativo do sono” causado pelo efeito vulcânico e conseguiram, com a minha ajuda, entrar no CICLO POSITIVO DO SONO:

O que faz o bebê acordar várias vezes durante a noite?

Fator #2: Hábito de precisar de ajuda a noite toda pra voltar a dormir

Uma vez que a rotina esteja bem equilibrada e a criança não esteja sofrendo com a pressão excessiva de sono, teremos clareza se os hábitos dela ligados ao sono estão ou não interferindo na qualidade do seu sono. Quando os pais tentam atacar o problema de sono com treinamentos de sono, eles se frustram por não verem resultados, pois não sabem o reflexo ruim que uma rotina desajustada tem no sono noturno. Veja o que acontece com a maioria dos bebês e muito provavelmente com o seu também:

Entende porquê é errado treinar o sono do bebê? Fazendo isso, você não estará atacando a real causa do seu pequeno acordar várias vezes durante a noite e ainda poderá arrumar outros problemas! Além disso, do ponto de vista fisiológico e emocional, um bebê com cansaço acumulado não está pronto para mudar sua forma de adormecer.

Apenas quando a rotina realmente está ajustada e o cansaço acumulado foi vencido, é que devemos partir para a retirada de associações de sono, sem realizar nenhum tipo de treinamento de sono. Se desejar, você pode manter as associações de sono, caso seu bebê esteja dormindo bem mesmo com elas, como é o caso desta mãe:

Chega então o momento de entrar com 2 fases importantes do método:

Fase 2: Página em Branco


Fase 3: Ensinando a Sonhar


Quando você retira a maioria das associações de sono que a criança tem, digo que deixamos a “página em branco” e então, ela está preparada para aprender a dormir de forma mais autônoma, com mais independência.


Para cada cenário existem inúmeras formas de se conduzir esta fase do processo, e é isso que ensino para minhas clientes: cada uma delas recebe seu próprio PLANO DE SONO PERSONALIZADO, sem serem obrigadas a nada! Independentemente da associação de sono que a criança tenha, é possível traçar diferentes estratégias de como retirá-la, sempre com acolhimento e, muitas vezes, nem é preciso reeducar o sono, pois os ajustes de rotina foram suficientes para o bebê dormir bem à noite.


Quando restar a última associação de sono, a criança estará pronta pra passar para a próxima etapa do processo que, no meu método, chamo de “ENSINANDO A SONHAR”. Ou seja, nesta etapa, a criança estará com a rotina em compasso (Fase 1 do método) e com o mínimo de associações para dormir (Fase 2 do método), estando pronta para assimilar novos hábitos de sono (Fase 3 do método) com mais independência para dormir. É então que o CICLO POSITIVO DO SONO se completa, com você alcançando o potencial de sono do seu bebê e as tão sonhadas noites inteiras de sono (Fase 4 do método – COLHEITA). A forma de se conduzir esta etapa do processo também é bem gentil, com 100% de acolhimento e diversas estratégias, de acordo com a vontade dos pais.


Veja alguns depoimentos de mães que chegaram nesta fase:

O que faz o bebê acordar várias vezes durante a noite?

Fator #3: Necessidades não supridas

▪️ Emocionais: Quando a criança tem uma questão emocional que a deixe insegura, ela pode acordar na madrugada requerendo os pais para conseguir relaxar e voltar a dormir, ou demorar para iniciar o sono porque não quer se desconectar de seus cuidadores. Isto normalmente acontece quando a criança está passando por um momento difícil (mudança de cuidadores, chegada de outro irmão, separação dos pais, entrada na escola) – ensino como ajustar tudo isso na etapa: “Compasso da Rotina” do meu método.


No CICLO POSITIVO DO SONO, minhas clientes aprendem como lidar com as situações emocionais que podem afetar o sono, pois um emocional bem equilibrado é necessário para o bom sono, afinal ninguém consegue relaxar se está tenso com algo, nem os bebês.


▪️ Fome: até o terceiro mês de vida é normal que o bebê acorde cerca de 2 vezes na madrugada para mamar. A partir do 4º mês, o esperado é ter uma mamada noturna e, aos 6 meses, o bebê já tem estrutura para ficar sem mamar por toda a noite, se houver a liberação do pediatra. Então, a partir dos 6 meses de vida, o bebê só despertará por fome se, durante o dia, ele não estiver ingerindo a quantidade de calorias necessárias ao longo das refeições. Desmamar o bebê para resolver o problema de sono não é o caminho! E, quando é feito por vontade da mãe, deve ser conduzido o desmame gentil.

▪️ Outros fatores externos: frio, calor, ambiente de sono inadequado. Meu método é tão detalhado que todos estes pontos são explorados de forma minuciosa para você não ter dúvidas!

A partir de quando posso inserir meu filho no CICLO POSITIVO DO SONO?


Desde o 1º dia de vida, o bebê já pode ser inserido no CICLO POSITIVO DO SONO pra que seu sono se regularize naturalmente. Porém, se você não teve a oportunidade de fazer isso antes, não se culpe! Em QUALQUER IDADE é possível ajustar o sono com o meu método. Não existe idade mínima ou máxima, ele é EFICAZ sempre!


Com quantos meses o bebê dorme a noite toda
?


A partir dos 6 meses, o bebê já consegue atingir o seu potencial máximo de sono noturno, que é dormir por cerca de 11h contínuas sem mamar.  Em bebês menores, isso muda, sendo que um bebê de 4 meses pode dormir por cerca de 8h/9h seguidas, e para um RN, o intervalo varia de 4h a 6h. Estes potenciais são alcançados desde que o bebê esteja dentro do CICLO POSITIVO DO SONO.


Tenho certeza que, a partir de agora, sabendo de todas essas informações, você não acreditará mais que seu filho está acordando muito à noite por conta do nascimento dos dentes, picos/saltos de desenvolvimento ou outros mitos relacionados ao sono infantil.

Quem Sou Eu

Apresentação: Eu sou a Luciana, mãe do Matheus e do Vini. O Math é uma criança de temperamento fácil, que nunca me deu problema pra dormir, já o Vini é ligado no 220V e, crianças assim, dão muuuuito mais trabalho pra dormir, pois elas não “desconectam” facilmente do ambiente, tudo vira estímulo, e eu penei demaaaais com o sono dele nos primeiros meses de vida!

Minha paixão pela área do sono infantil nasceu após eu contratar uma consultora pra me ajudar a ajustar as sonecas do vini.

Fiz minhas 2 especializações em sono infantil nos EUA – IPHI e FWII – e sou também Educadora Parental, com formação na Europa.

Nos últimos anos, já ajudei mais de 10.000 famílias a recuperarem a qualidade de vida por meio do sono saudável, e posso ajudar a sua também, CLIQUE NO BOTÃO ACIMA e me chame no Whatsapp para saber mais!

2022 – Ensinando a Sonhar. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Olá! Posso ajudar?