Todos os dias recebo diversas mensagens de mães pedindo ajuda porque seus bebês:
▪️ acordam inúmeras vezes à noite e só voltam a dormir mamando, ou sendo ninados, ou sendo levados pra cama dos pais, ou com tapinhas no bumbum, ou com a chupeta, etc., etc., etc.
▪️ choram muito antes de dormir
▪️ não querem dormir, parecendo “lutar contra o sono”… e muitas outras situações que os pais não sabem por onde começar a resolver…
Uma delas é a Thaís, que é pediatra e mãe do Vinicius.
O pequeno Vinicius dormia bem até os 3 meses de vida, mas aos 4 meses tudo mudou e o momento de dormir e as noites começaram a ser um pesadelo pra eles: o Vinicius acordava a cada 40 minutos até a meia-noite e, depois desse horário, ele precisava ir para o peito e ser ninado a cada 2 horas durante toda a madrugada!
Entenda no vídeo abaixo o que a Dra. Thaís fez pra resolver o problema de sono do seu bebê e ajudá-lo a dormir por 11h seguidas, sem precisar aplicar métodos radicais pra isso:
Assim como o Vinicius, os bebês não dormem bem porque eles NÃO estão dentro do CICLO POSITIVO DO SONO, que é o meu método EXCLUSIVO, criado a partir dos meus estudos científicos sobre sono e psicologia comportamental infantil, adquirido nas minhas formações nos EUA e na Europa e comprovado com as mais de 700 famílias que atendi individualmente.
Foi exatamente esse o método que a Thaís aplicou com o seu bebê. Ela é pediatra e só conseguiu de fato resolver o problema de sono do seu filho com o método que desenvolvi.
Mais de 10.000 famílias já se beneficiaram de noites bem dormidas após aplicarem o método abaixo:
ENTENDA PORQUÊ NÃO ADIANTA TENTAR AJUSTAR O SONO COM DICAS OU INFORMAÇÕES SUPERFICIAIS:
O comportamento da criança é sempre o que vemos na superfície, mas por trás dele, sempre há algum desajuste na rotina e/ou uma necessidade não atendida. É como visualizar a ponta de um iceberg:
Por isso que treinar o sono do bebê pra que ele aprenda a dormir sozinho, fazer o desmame pra que o sono melhore, acabar com a cama compartilhada, retirar a chupeta etc., não fará com que seu filho durma a noite toda e pare de “lutar contra o sono”. Você estará atuando apenas no comportamento que é visível aos olhos, mas não na raiz que está originando o problema de sono do seu filho.
Se o seu bebê não está dormindo bem, muito provavelmente é porque ele está dentro do “ciclo negativo do sono”, que é o que acontece quando o ritmo e a rotina da criança estão fora de compasso. Ajustar isso é o coração do que ensino para minhas clientes.
Portanto, mudar a forma como seu filho adormece não deve ser o seu ponto de partida. Em primeiro lugar, você precisa entender quais são as necessidades do seu filho que precisam ser ajustadas, e isso, não se faz seguindo uma tabela de rotina ou o relógio!
Veja o que acontece com o seu filho:
A origem do problema está na fase 1, mas os pais, por enxergarem apenas o comportamento do bebê, querem resolver o problema com a fase 7.
Mas a culpa não é sua! Muitos livros de sono, dicas de internet e outras consultoras de sono ensinam como treinar o bebê a dormir para resolver os problemas de sono, porém se a raiz do problema de sono não for trabalhada, nada do que você fizer resolverá de vez o problema e você viverá com altos e baixos no sono do seu filho: fases boas e fases ruins! Nem mesmo a Thaís, que é pediatra, sabia disso: ela só foi aprender depois que estudou o meu método.
Ao não iniciar pela fase 1 para ajustar o sono do seu bebê, você não estará atacando a real causa dele acordar várias vezes durante a noite, e ainda poderá arrumar outros problemas! Além disso, do ponto de vista fisiológico e emocional, um bebê com cansaço acumulado não está pronto para mudar sua forma de adormecer.
Quando a mãe implementa corretamente a 1ª etapa do método (COMPASSO DA ROTINA), seu filho já poderá atingir o potencial para dormir a noite toda de acordo com sua idade, sem mais estresse na hora de dormir.
Muitos detalhes envolvem o ajuste da rotina da criança e, cada elemento dela precisa estar em seu devido lugar, por isso, costumo comparar o sono saudável a um quebra-cabeças.
Com o passar do tempo, se você perceber que seu filho ainda precisa da sua ajuda pra dormir, é possível ajudá-lo a ganhar mais autonomia, sem que pra isso você precise aplicar qualquer método que seja danoso pra ele.
Chega então o momento de entrar com 2 fases importantes do método:
Fase 2: Página em Branco
Fase 3: Ensinando a Sonhar
Para o problema vivido por cada família existem inúmeras formas de se conduzir as fases 2 e 3 do processo, e é isso que ensino para as minhas clientes: crio um PLANO DE SONO PERSONALIZADO para cada uma delas, sem que elas sejam obrigadas a nada! Independentemente das associações de sono que a criança tenha, é possível traçar diferentes estratégias de como retirá-las, sempre com acolhimento e, muitas vezes, nem é preciso reeducar o sono, pois os ajustes de rotina foram suficientes para o bebê dormir bem à noite.
E é após as fases 2 (Página em Branco) e 3 (Ensinando a Sonhar) se completarem, que o CICLO POSITIVO DO SONO se forma e você alcança então, as tão sonhadas boas noites de sono na fase 4 do método (Colheita).
Veja alguns depoimentos de mães que chegaram nesta fase:
Apresentação: Eu sou a Luciana, mãe do Matheus e do Vini. O Math é uma criança de temperamento fácil, que nunca me deu problema pra dormir, já o Vini é ligado no 220V e, crianças assim, dão muuuuito mais trabalho pra dormir, pois elas não “desconectam” facilmente do ambiente, tudo vira estímulo, e eu penei demaaaais com o sono dele nos primeiros meses de vida!
Minha paixão pela área do sono infantil nasceu após eu contratar uma consultora pra me ajudar a ajustar as sonecas do vini.
Fiz minhas 2 especializações em sono infantil nos EUA – IPHI e FWII – e sou também Educadora Parental, com formação na Europa.
Nos últimos anos, já ajudei mais de 10.000 famílias a recuperarem a qualidade de vida por meio do sono saudável, e posso ajudar a sua também, CLIQUE NO BOTÃO ACIMA e me chame no Whatsapp para saber mais!
2022 – Ensinando a Sonhar. Todos os direitos reservados.