Mamãe,
O seu bebê luta contra o sono, chora muito antes de dormir, não quer dormir ou não consegue dormir? Então fique aqui que eu vou te ajudar, assim como já ajudei mais de 10.000 mães que viveram situações como essa e que já estavam sem esperanças.
Uma delas é a Graziele Teixeira, que é pediatra e mãe do Arthur.
Quando seu pequeno tinha 2 meses de vida, ele chorava muito pra dormir, tanto nas sonecas, quanto à noite, mesmo estando com muito sono. A Graziele precisava balançá-lo muito, dar chupeta e caminhar pela casa pra tentar que ele se acalmasse e se rendesse ao sono. O momento de dormir era um trauma pra ela e pro marido. Nada do que ela tentasse para ajudá-lo a dormir, funcionava…
Ela, como médica, sabia da importância do sono e entendia que havia algo errado pro seu bebê não dormir e, por mais que essa seja uma queixa comum das mães, não é normal um bebê lutar contra o sono. Porque ser comum não significa ser normal!
Depois que ela conheceu o meu método, o CICLO POSITIVO DO SONO, o pequeno Arthur começou a dormir tranquilamente e, aos 4 meses, ele já estava fazendo 11h de sono noturno contínuas.
Veja o que ela conta:
Assim como o Arthur, 99,9% dos bebês e crianças pequenas não dormem bem porque sua rotina, ritmo e hábitos estão fora de compasso.
Costumo comparar o sono com um grande quebra-cabeças, onde cada pecinha que o influencia precisa estar no seu devido lugar para que ele seja tranquilo e contínuo. A Graziele aprendeu quais pecinhas no sono do seu bebê estavam “fora de lugar” e as ajustou, seguindo as etapas do meu método. Com isso, o pequeno Arthur começou a dormir bem tanto de dia quanto à noite, em apenas 1 semana! Parece mágico, né? Mas não é! Ela aprendeu como colocar o seu filho dentro do CICLO POSITIVO DO SONO.
Quando a mãe sabe como entrar no CICLO POSITIVO DO SONO, todos os elementos necessários para o bom sono ficam em equilíbrio, o bebê para de chorar e de lutar pra dormir, e as boas noites vêm como consequência.
Com as informações que compartilharei com você aqui abaixo, quero que você pare de tentar de tudo!
Sem entender qual é a pecinha do quebra-cabeças do sono do seu filho que está “fora do lugar”, você ficará dando “murro em ponta de faca” e continuará se frustrando.
Entenda porquê seu bebê não consegue dormir, mesmo com sono:
É muito comum as mães acreditarem que o fato de se ter uma rotina seja suficiente, porém, CUIDADO: ter uma rotina para o bebê é diferente de ter uma rotina adequada para a faixa etária dele!
Veja o que acontece com o bebê:
Quando a criança não tem uma rotina adaptada para as necessidades exatas da sua faixa etária, ela não tem seu ritmo fisiológico respeitado. Com isso, ela não descansa como deveria e, a falta de descanso apropriado faz com que seu corpinho libere cortisol em excesso. Isto ocorre porque o cortisol, hormônio da vigília e do estresse, é liberado em quantidades maiores quando a pressão do sono se instala e o descanso não ocorre. O cortisol antagoniza os efeitos da serotonina e da melatonina, substâncias responsáveis pelo sono, então a criança com excesso de cortisol no organismo não consegue relaxar suficientemente para adormecer e para se manter dormindo por períodos mais longos de tempo, pois esse hormônio mantém o corpo estressado e em alerta. Ou seja, quanto mais cortisol em seu organismo, mais choro de irritação (que libera ainda mais cortisol) e mais dificuldade em adormecer. Isto explica o porquê do bebê “lutar contra o sono” e despertar inúmeras vezes na madrugada chorando fortemente. O nome científico para este fenômeno é “pressão de sono homeostática”, mais conhecido como “efeito vulcânico”.
Tenho certeza que você já viu isto acontecer com seu filho: quando a criança acumula cansaço em excesso, o que vemos é tão claro como assistir um vulcão entrar em erupção.
Sem o descanso necessário, a pressão do sono continua se acumulando no organismo até o final do dia, crescendo e se intensificando como um vulcão, até que a criança fique exausta, ELÉTRICA e incapaz de parar a “explosão”. O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir, com uma criança exausta, ranzinza, que não consegue adormecer, não importando o quão cansada esteja!
Com isso, a criança entra num “ciclo negativo do sono”, pois o cansaço excessivo do dia reflete no sono noturno e o sono noturno ruim atrapalha toda a rotina diurna no dia seguinte. Para reverter este quadro, temos que ajudá-la a entrar no CICLO POSITIVO DO SONO.
Quando a criança tem a rotina bem ajustada para as necessidades próprias da sua faixa etária, o seu comportamento e o seu sono mudam!
Veja o que acontece com a maioria dos bebês e muito provavelmente com o seu também:
Tenho certeza que você mesma já sofreu com o “efeito vulcânico”. Lembra daquele dia em que você estava morrendo de sono, mas estava tão cansada e/ou preocupada com algo que não conseguia relaxar e dormir? Rolava de um lado pra outro na cama, as horas iam passando… foi terrível não foi? Isso acontece quando o corpo está com altos níveis de cortisol e adrenalina, hormônios estressores, que não nos permitem relaxar e dormir tranquilamente e, no caso dos bebês que têm a rotina fora de compasso, acontece o mesmo.
Para reverter este quadro, temos que ajudar a criança a entrar no CICLO POSITIVO DO SONO.
Uma vez que ela entra nesse ciclo, ela não sofre mais com a pressão excessiva do sono e para de lutar contra ele. É realmente transformador, e o momento de colocar para dormir para de ser traumático e começa a ser gostoso, como deve ser.
O erro de muitas famílias é que elas não sabem como fazer esses ajustes, pois nenhum lugar mostra de forma completa e detalhada tudo o que precisa ser ajustado na rotina da criança para evitar que o cansaço se acumule, e o passo a passo correto pra isso. A rotina da criança precisa ser administrada e ajustada diariamente, e é esse equilíbrio que ensino para as minhas clientes.
Sem ajustar a rotina em todos os seus ângulos, não adianta querer ter boas noites de sono, pois o dia da criança tem reflexo 100% na noite dela. Bebês não são robôs, não seguem tabelas, então não adianta seguir horários fixos, pois ROTINA NÃO É SEGUIR O RELÓGIO!
Minhas clientes aprendem a administrar a rotina de acordo com o nível de cansaço do bebê, a flexibilizar os horários de acordo com os acontecimentos diários e a terem um olhar minucioso para cada elemento da rotina que contribui pra que ela seja equilibrada. Isso faz TODA a diferença para o bebê dormir sem chorar e a noite toda.
No meu método, chamo esta etapa de “COMPASSO DA ROTINA“. Sem colocar a rotina do bebê dentro do ritmo certo, nada do que você fizer o fará dormir tranquilamente. O método é composto por 4 etapas e, o “COMPASSO DA ROTINA“, é o primeiro deles.
Veja abaixo alguns das centenas de depoimentos que recebo de mães que não sabiam como acabar com o “ciclo negativo do sono” causado pelo efeito vulcânico e que conseguiram, com a minha ajuda, entrar no CICLO POSITIVO DO SONO:
A partir de quando posso inserir meu filho no CICLO POSITIVO DO SONO?
Desde o primeiro dia de vida, o bebê já pode ser inserido no CICLO POSITIVO DO SONO pra que seu sono se regularize naturalmente. Porém, se você não teve a oportunidade de fazer isso antes, não se culpe! Em QUALQUER IDADE é possível ajustar o sono com o meu método. Não existe idade mínima ou máxima, ele é EFICAZ sempre!
Tenho certeza que, a partir de agora, sabendo dessas informações, você não acreditará mais que seu filho luta pra dormir porque ele não gosta de dormir, ou por conta do nascimento dos dentes, picos/saltos de desenvolvimento ou outros mitos relacionados ao sono infantil. Dormir é necessário em qualquer idade.
Apresentação: Eu sou a Luciana, mãe do Matheus e do Vini. O Math é uma criança de temperamento fácil, que nunca me deu problema pra dormir, já o Vini é ligado no 220V e, crianças assim, dão muuuuito mais trabalho pra dormir, pois elas não “desconectam” facilmente do ambiente, tudo vira estímulo, e eu penei demaaaais com o sono dele nos primeiros meses de vida!
Minha paixão pela área do sono infantil nasceu após eu contratar uma consultora pra me ajudar a ajustar as sonecas do vini.
Fiz minhas 2 especializações em sono infantil nos EUA – IPHI e FWII – e sou também Educadora Parental, com formação na Europa.
Nos últimos anos, já ajudei mais de 10.000 famílias a recuperarem a qualidade de vida por meio do sono saudável, e posso ajudar a sua também, CLIQUE NO BOTÃO ACIMA e me chame no Whatsapp para saber mais!